Políticas da Conferência

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

História

I Encontro Brasileiro de Administração Pública

O I Encontro Brasileiro de Administração Pública ocorreu no Núcleo de Pesquisas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre os dias 08 e 09 de agosto de 2013, e marcou o momento de fundação da Sociedade Brasileira de Administração Pública, com a realização da Assembleia Geral de fundação da sociedade e a formalização dos seus atos de constituição, inclusive o Estatuto, ocorrida no dia 9 de agosto de 2013. Em 23 de maior de 2014, foi realizado pela Sociedade Brasileira de Administração Pública o I Fórum Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração Pública (e afins), na sede da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas. Em 17 de abril de 2015 foi realizado o II Fórum Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração Pública, na sede da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte. Nessa ocasião, o evento contou com a participação da representante da área de Administração junto a CAPES, Profa. Dra. Eliane Brito.

II Encontro Brasileiro de Administração Pública Interlocuções entre Academia e o Governo do Brasil: Entre o Saber e o fazer

O II Encontro Brasileiro de Administração Pública - Interlocuções entre Academia e o Governo do Brasil: Entre o Saber e o fazer, foi realizado entre os dias 11 e 12 de junho de 2015, com o apoio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No final do mesmo ano a sociedade integrou o comitê organizador local da Conference of the International Institute of Administrative Sciences (IIAS), sediado em Bruxelas, que promoveu seu evento entre os dias 22 e 26 de junho no Rio de Janeiro, momento em que a sociedade participou de uma mesa com instituições congêneres internacionais.

III Encontro Brasileiro de Administração Pública Caminhos e Desafios

O III Encontro Brasileiro de Administração Pública, com o tema “Caminhos e Desafios”, ocorreu entre os dias os dias 11 e 12 de maio de 2016, na Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis. Neste evento, compareceram pesquisadores internacionais da área como o Prof. Dr. Frank Fischer (Universidade Livre de Berlim) e o Prof. Dr. David Crumpton (Universidade de Maryland). Na ocasião também foi eleita a nova diretoria da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP).

IV Encontro Brasileiro de Administração Pública - A Construção da Administração Pública do Século XXI

O IV Encontro Nacional de Administração Pública foi realizado nos dias 24 e 25 de maio de 2017 na Unipê, em João Pessoa. A conferência de abertura, ministrada por Gregório Montero Montero, Secretário Geral do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento, com o tema “A Construção da Administração Pública do Século XXI”. O tema geral do IV EBAP: “A Construção da Administração Pública do Século XXI”.

V Encontro Brasileiro de Administração Pública - Governança, Accountability e Participação Social: (des)Construções Conceituais e Desafios para Gestão Pública

Com a premissa da SBAP lançar luzes sobre a Administração Pública, a tocha em Formato de “V” se tornou o símbolo da quinta edição do EBAP a ser realizado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), no campus Viçosa, Minas Gerais, Brasil. A organização dessa edição está sob responsabilidade do Programa de Pós-graduação em Administração da UFV.

O V Encontro Brasileiro de Administração Pública reúne acadêmicos e profissionais em um importante evento que promove o livre debate de ideias, o aprendizado fundado na troca de experiências, a divulgação científica de qualidade e a coordenação das ações estratégicas para a consolidação do campo acadêmico da Administração Pública, com ênfase na pós-graduação.

O V Encontro Brasileiro de Administração Pública está estruturado na forma de conferências, grupos de trabalho e oficinas:

  • Conferências: ministradas por convidados internacionais de amplo reconhecimento na comunidade científica e/ou profissional da Administração Pública aprovados pelo Comitê Científico;
  • Grupos de Trabalho: composta por pesquisadores (acadêmicos e/ou profissionais) da Administração Pública que submetem proposta de apresentação individual de artigo aprovado pelo Comitê Científico;
  • Oficinas: oferecida por professores e profissionais da Administração Pública que tiveram seu projeto de minicurso aprovado pelo Comitê Científico.

 

 

Tutoriais para Artigos Aceitos

Tutorial para inclusão de autores - Clique aqui

Tutorial para inclusão de artigo finalizado - Clique aqui

 

Emissão de certificados para Pareceristas

Os certificados para avaliadores serão enviados via-email até o dia do evento.

 

Anais de Eventos

VI EBAP (Em breve) - A Administração Pública que o Brasil precisa

V EBAP - Governança, Accountability e Participação Social: (des)Construções Conceituais e Desafios para Gestão Pública

IV EBAPA Construção da Administração Pública do Século XXI

 

Programação Completa do Evento

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

A programação do VI Encontro Brasileiro de Administração Pública está descrita abaixo, segundo os dias, turnos, horários e atividades previstas, as quais serão realizadas na Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Faculdade de Direito (Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Vale do Canela, CEP 40.110-903).

Primeiro Dia - 06 de junho de 2019 (quinta-feira)

Local:

Faculdade de Direito da UFBA (ABERTURA E MESA REDONDA)

Escola de Administração da UFBA (SESSÕES DE GTs - SALAS)

Turno

Horário

Atividade

Manhã

8:30 às 9:30

Credenciamento

9:30 as 10:00

Open coffee

10:00 as 10:30

Cerimônia de Abertura

Composição da Mesa:

Reitor da UFBA – João Carlos Salles

Presidente da SBAP – Magnus Emmendoerfer

Coordenador do Evento – Antônio Sérgio Araújo Fernandes

Diretor da Escola de Administração da UFBA – Horácio Hastenreitter

Coordenador do NPGA/UFBA – Adriano Leal Bruni

Diretor Científico da ANPAD: Emil Hoffmann

Presidente da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP) – Lindijane de Souza Bento Almeida (UFRN)

10:30 as 12:00

Palestra de Abertura

Rui Cunha Marques - Universidade de Lisboa (Portugal)

Tarde

12:00 as 12:15

Homenagem da SBAP à EA-UFBA

12:15 as 14:00

Intervalo para o Almoço

14:00 as 16:00

Sessões dos Grupos de Trabalho

16:00 as 16:30

Dendê break

16:30 as 17:30

Atividade Cultural e Divulgação Científica*

Noite

17:30 as 20:00

Mesa redonda sobre Conjuntura Política e Gestão Pública no Brasil:

Coordenador e debatedor: Antônio Sérgio Araújo Fernandes (NPGA-UFBA)

Participantes: Fernando Luiz Abrucio (EAESP-FGV), Carlos Melo (INSPER), Marco Antônio Carvalho Teixeira (EAESP-FGV), Sandro Cabral (INSPER)

*A Atividade Cultural e de Divulgação Científica é o momento de apresentação e divulgação das ações da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) e da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP). Na ocasião também ocorrerá o lançamento e a divulgação de obras científicas da área. A coordenação desta atividade é de responsabilidade das presidências da SBAP e ANEPCP.

 

Segundo Dia - 07 de junho de 2019 (sexta-feira)

Local:

Escola de Administração da UFBA (SESSÕES DE GTs - SALAS, ASSEMBLEIA GERAL E REUNIÃO DOS COORDENADORES - AUDITÓRIO)

Faculdade de Direito da UFBA (ENCERRAMENTO)

Turno

Horário

Atividade

Manhã

 

8:30 às 10:30

Sessões dos Grupos de Trabalho

10:30 às 10:45

Coffee Break

10:45 às 12:30

Sessões de Grupos de Trabalho

12:30 às 14:00

Intervalo para o almoço

Tarde

14:00 às 15:30

Assembléia Geral da SBAP

15:30 às 16:30

Reunião dos Coordenadores

16:30 às 16:45

Coffee Break

16:45 às 18:00

Palestra de Encerramento

Francisco Gaetani

Debatedor: Ricardo Gomes (UNB)

18:00 às 18:30

Entrega de Prêmios e Homenagens

18:30 às 19:00

Sessão de Encerramento

Presidente da SBAP – Magnus Emmendoerfer
Coordenador do Evento – Antônio Sérgio Araújo Fernandes

Diretoria da SBAP

Divulgação do VII EBAP

O quadro a seguir descreve os Grupos de Trabalho que compõem a programação do evento, apresentando os títulos e detalhando de seu conteúdo programático, bem como apresenta os responsáveis pela coordenação dos Grupos de Trabalho que compõem a programação do evento. Deverão ser aprovados 15 trabalhos onde serão realizadas 3 sessões de apresentações de 5 trabalhos em cada sessão de GT.

 

Grupos de Trabalho

Coordenadores Responsáveis

GT 1

Transparência, Governo Aberto e Participação

Aborda as instituições participativas formais e informais de governança democrática e os mecanismos de controle social, dentre outros.

Responsáveis:

Thiago Dias (UFRN)

Marco Aurélio Marques Ferreira (UFV)

Caio Cesar de Medeiros Costa (UNB)

GT 2

Governança e Cooperação Intergovernamental

Aborda os consórcios intermunicipais e inter-federativos, os arranjos produtivos locais, a cooperação Inter federativa, assim como a coprodução de bens públicos.

Responsáveis:

Marco Antônio Carvalho Teixeira (EAESP-FGV)

Eduardo Grin (EAESP-FGV)

Suely M.V.G. Araújo (UNB)

GT 3

Análise de Políticas Públicas

Aborda os principais modelos e teorias da Public Policy Analysis, relacionados a definição de agenda, o processo decisório, a formulação, a implementação, o monitoramento e avaliação de políticas públicas e de programas governamentais, dentre outros.

Responsáveis:

Paulo Carlos Du Pin Calmon (UNB)

Denílson Bandeira Coêlho (UNB)

Victor Manuel Barbosa Vicente (UFU)

GT 4

Gestão de Organizações Públicas

Aborda as funções e instrumentos gerenciais de planejamento estratégico, organização, direção e execução no âmbito intra organizacional, dentre outros.

Responsáveis:

Sandro Trescastro Bergue (ESGC/TCE RS)

James Batista Vieira (UFPB)

Élvia Fadul (UNIFACS)

GT 5

Casos de Ensino em Administração Pública

Aborda as novas estratégias de ensino aplicadas ao estudo da administração pública e analisa casos de ensino relevantes a disciplina sob uma perspectiva prática e multidisciplinar, dentre outros.

Responsáveis:

Suylan de Almeida Midlej e Silva (UNB)

Hugo Consciência Silvestre (UNILAB)
Frederico Lustosa da Costa (UFF)

GT 6

 

Planejamento e Orçamento Público

Aborda as questões relacionadas ao Ciclo de Planejamento, bem como o Orçamento Público nos três níveis de Poder – União, Estados e Municípios, dentre outros

Responsáveis:

Lindomar Pinto da Silva (UNIFACS)

Thiago Souza (MB)

Adagenor Lobato Ribeiro (UFPA)

GT 7

Empreendedorismo e Gestão Social

Aborda dimensões e aspectos do empreendedorismo social, assim como também da Gestão Social no Brasil a partir de experiências e elementos definidores, dentre outros

Responsáveis:

João Luiz Passador (USP)

Armindo dos Santos de Souza Teodósio (PUC-MG)

Magnus Emmendoerfer (UFV)

GT 8

Inovação na Gestão Pública

Aborda casos e experiências de inovações na gestão pública nos três níveis de Governo, buscando focar os elementos mais destacados que podem ser replicados em outros lugares no Brasil.

Responsáveis:

Pedro Luiz Costa Cavalcante (IPEA e UNB)

Claudia Passador (USP)

Hironobu Sano (UFRN)

GT 9

Relações raciais, administração pública e políticas públicas

Aborda os avanços e desafios para o campo da Administração Pública e das Políticas Públicas, INCLUSIVE integrando as contribuições das abordagens trazidas pela Administração Política, no que diz respeito ao tratamento integral das Relações Raciais como elemento endógeno ao objeto de pesquisa e de ensino dessas áreas de conhecimento.

Responsáveis:

Tatiana Dias Silva (PPGA/UNB e IPEA)

Elias de Oliveira Sampaio (MPOG)

Elizabeth Matos Ribeiro (NPGA/UFBA)

 

O quadro a seguir apresenta os responsáveis pela coordenação de cada uma das sessões dos Grupos de Trabalho que compõem a programação do evento, especificando sua composição. Ao todo serão realizadas 27 sessões de grupos de trabalho, envolvendo a atividade de 27 coordenadores e 135 participantes que irão apresentar trabalhos (artigos) distribuídos entre as sessões.

 

Horário e dia das Sessões de Grupos de Trabalho

Composição e Moderação

GT 1

(Tarde – 06/06/2019)

5 apresentações de trabalhos

Mediador (a): Thiago Dias (UFRN)

GT 1

(Manhã – 07/07/2019)

10 apresentações de trabalhos

Mediadores (as):

1ª. Sessão - Caio Cesar de Medeiros Costa (UNB) (5 trabalhos)

2ª. Sessão - Marco Aurélio Marques Ferreira (UFV) (5 trabalhos)

GT 2

(Tarde – 06/06/2019)

5 apresentações de trabalhos

Mediador (a):

Eduardo Grin (EAESP-FGV)

GT 2

(Manhã – 07/06/2019)

 

10 apresentações de trabalhos

Mediadores(as)

1a. Sessão – Marco Antônio Carvalho Teixeira (EAESP-FGV) (5 trabalhos)

2a. Sessão – Suely M.V.G. Araújo (UFBA) (5 trabalhos)

GT 3

(Tarde – 06/06/2019)

5 apresentações de trabalhos

Mediador(a):

Paulo Carlos Du Pin Calmon (UNB)

GT 3

(Manhã – 07/06/2019)

10 apresentações de trabalhos

Mediadores(as):

1ª. Sessão - Victor Manuel Barbosa Vicente (UFU) (5 trabalhos)

2ª. Sessão –Denílson Bandeira Coêlho (UNB) (5 trabalhos)

GT 4

(Tarde – 06/06/2019)

5 apresentações de Trabalhos

Mediador(a): Élvia Fadul (UNIFACS)

GT 4

(Manhã – 07/06/2019)

10 apresentações de trabalhos

Mediadores (as):

1ª Sessão: James Vieira (UFPB) (5 trabalhos)

2ª Sessão: Sandro Trescastro Bergue (ESGC/TCE RS) (5 Trabalhos)

GT 5

(Tarde – 06/06/2019)

5 apresentações de trabalhos

Mediador (a): Frederico Lustosa da Costa (UFF)

GT 5

(Manhã –07/06/2019)

10 apresentações de trabalhos

Mediadores(as):

1ª Sessão: Suylan Midlej (UNB) (5 trabalhos)

2ª Sessão: Hugo Consciência Silvestre (UNILAB) (5 trabalhos)

GT 6

(Tarde – 06/07/2019)

5 apresentações de Trabalhos

Mediador (a):

Lindomar Pinto da Silva (UNIFACS)

GT 6

(Manhã – 07/06/2019)

10 apresentações de Trabalhos

Mediadores (as):

1ª Sessão: Thiago Souza (MB) (5 trabalhos)

2ª Sessão: Adagenor Lobato Ribeiro (UFPA) (5 trabalhos)

GT 7

(Tarde – 06/06/2019)

5 apresentações de Trabalhos

Mediador (a):

Armindo dos Santos de Souza Teodósio (PUC-MG)

GT 7

(Manhã – 07/06/2019)

10 apresentações de Trabalhos

Mediadores (as):

1ª Sessão: Magnus Emmendoerfer (UFV) (5 trabalhos)

2ª Sessão: João Luiz Passador (USP) (5 trabalhos)

GT8

(Tarde – 06/06/2019)

5 apresentações de Trabalhos

Mediador (a):

Pedro Cavalcante (IPEA e UNB)

GT8

(Manhã – 07/06/2019)

10 apresentações de Trabalhos

Mediadores (as):

1ª Sessão: Claudia Passador (USP) (5 trabalhos)

2ª Sessão: Hironobbu Sano (UFRN) (5 trabalhos)

GT9

(Tarde – 06/06/2019)

5 apresentações de Trabalhos

Mediador (a): Tatiana Dias Silva

(IPEA e UNB)

GT9

(Manhã – 07/06/2019)

10 apresentações de Trabalhos

Mediadores (as):

1ª Sessão: Elias de Oliveira Sampaio (MPOG)

(5 trabalhos)

2ª Sessão: Elizabeth Matos Ribeiro (NPGA/UFBA) (5 trabalhos)

 

Premiações e Homenagens

VI Encontro Brasileiro de Administração Pública premiará os melhores trabalhos acadêmicos submetidos ao evento. Para tanto, serão consideradas as seguintes categorias de prêmios:

  • Melhor trabalho por grupo de trabalho (GT): trabalho selecionado pela coordenação dos Grupos de Trabalho, entre os melhores trabalhos de cada GT.
  • Melhor trabalho do VI Encontro Nacional de Administração Pública: trabalho selecionado pelo Comitê Científico, entre os premiados como o melhor trabalho de cada GT.
  • Melhor Tese e Melhor Dissertação em Administração Públicareferente ao 2° Prêmio SBAP a ser entregue no VI Encontro nacional de Administração Pública. As inscrições para essa edição do Prêmio vão até 29 de março de 2019, acesse: http://goo.gl/YT5SVe.

Além dos trabalhos, o VI Encontro Brasileiro de Administração Pública, homenageará um acadêmico e um profissional com relevantes serviços prestados a área de Administração pública no Brasil.

Submissões de Trabalhos, Inscrições e Datas Importantes

As submissões de trabalho para o VI Encontro Brasileiro de Administração Pública serão realizadas pelo site: www.ebap.ufv.br. Segue o cronograma do VI EBAP:

Cronograma

Atividades

20 de fevereiro de 2019

Data limite para submissão de trabalhos e Início das inscrições

29 de março de 2019

Divulgação dos trabalhos selecionados (Grupos de Trabalho)

30 de abril de 2019

Data limite para inscrição de trabalhos selecionados

15 de maio de 2019

Divulgação da programação detalhada na webpage do evento

30 de maio de 2019

Data limite para inscrição de participantes (sem trabalho)

06 de junho de 2019

Credenciamento e início do evento

Valor das inscrições*

Associados

Não Associados

Professores e Profissionais

R$ 150,00

Professores e Profissionais

R$ 170,00

Estudantes de Pós-Graduação

R$ 75,00

Estudantes de Pós-Graduação

R$ 90,00

Estudantes de Graduação

R$ 35,00

Estudantes de Graduação

R$ 50,00

 

*Todos com inscrição confirmada nas categorias Estudantes de Pós-Graduação, Professores e Profissionais poderão receber a carteira de Associado individual (2019-2020), conforme Estatuto da SBAP.

 

 

5 Melhores Trabalhos ganharão fast track em Revistas conceituadas da área de Gestão Pública

O Comitê Científico do VI EBAP - Salvador (BA) informa que os 5 melhores trabalhos ganharão fast track para um destes quatro periódicos da área: Revista de Administração Pública (RAP), Cadernos Gestão Pública e Cidadania (CGPC), Adminstração Pública e Gestão Social (APGS), Organizações e Sociedade (OeS) e Revista do Serviço Público (RSP).

 

 

Inscrição no VI EBAP

As vagas são limitadas e o prazo para a realização das inscrições será até o dia 30 de abril de 2019.  O processo de inscrição inclui duas etapas.

 

1) PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO:

Associados individuais SBAP

Professores e Profissionais - R$ 150,00

Estudantes de Pós-Graduação - R$ 75,00

Estudantes de Graduação - R$ 35,00

 

Não associados

Professores e Profissionais - R$ 170,00

Estudantes de Pós-Graduação - R$ 90,00

Estudantes de Graduação - R$ 50,00

 

O pagamento da inscrição será realizado exclusivamente por Transferência Bancária para a SBAP.

BANCO DO BRASIL - 001

Agência: 0428-6

Conta Corrente: 89.736-1

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (SBAP)

CNPJ: 21.876.204/0001-60

Obs. Recomendamos que faça o pagamento de cada inscrição de forma individual para facilitar a confirmação por parte da Organização do evento.

 

2) FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:

Após o pagamento, gentileza iniciar o preenchimento do formulário de inscrição por meio do link: https://goo.gl/SVYPXD

Encerrado o prazo das inscrições, todos os participantes receberão uma confirmação por e-mail da organização do evento.

Caso o participante desista ou esteja impedido de participar, informamos que não haverá restituição ou devolução de valores da inscrição após o dia 10 de maio de 2019.

Maiores informações consulte a Organização do VI EBAP – ebapufv@gmail.com



ISSN 2594-5688

Escola de Administração  UFBA

A Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EA-UFBA) foi a terceira Escola de Administração do país, criada em 1959. Possui uma forte tradição de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Administração Pública, tanto do ponto de vista Estadual e Regional, quanto Nacional. Com um corpo docente de excelência e abordagem interdisciplinar, a EA-UFBA já formou diversos profissionais tanto em nível de Pós-Graduação pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) em nível de mestrado e doutorado e pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Social (PDGS) em nível de mestrado, quanto na Graduação nas áreas de Administração (Pública e de Empresas), Secretariado Executivo e Gestão Social. Dirigentes do setor público e privado, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes e toda a comunidade acadêmica ajudaram a construir uma unidade de ensino respeitada nos meios social, político e econômico. Um compromisso que é transmitido ao longo de gerações nestes 60 anos de vida.